7 estratégias comprovadas para sua pequena empresa crescer com sucesso

O ano de 2021 foi mais um ano de altos e baixos, mas também é um ano de reinvenção para muitas pequenas empresas. Veja o ano novo como uma oportunidade para redefinir e reescrever as regras do seu negócio. 

Prepare-se para o sucesso com uma estratégia renovada, marketing aprimorado e um processo administrativo simplificado. Coloque o esforço agora e você colherá as recompensas nos próximos meses. 

1. Revisite sua estratégia de negócios

É o início de um novo ano, o que significa que é hora de rever sua estratégia de negócios.

Um bom lugar para começar é perguntando-se o seguinte:

  • Você pode descrever seu produto / serviço em uma frase impactante?
  • Qual é a sua proposta de fazer venda exclusiva? O que o diferencia dos concorrentes? 
  • Quem são seus concorrentes atuais e como você vai se manter à frente deles este ano?

Este também é um bom momento para ver o que funcionou no ano passado e o que não funcionou. Verifique qual produto foi mais vendido, qual conteúdo teve melhor desempenho nas redes sociais, qual canal de mídia social gerou mais vendas, etc. 

Ao reservar um tempo para analisar esses dados, você pode preparar melhor sua empresa:

  • Melhorar as estratégias que funcionaram
  • Identificar o que não funcionou bem para que você não repita os mesmos erros

Se você tiver um sistema de PDV inteligente, todos os seus  dados de negócios e relatórios úteis serão gerados automaticamente para você analisar! 

Isso torna mais fácil saber exatamente como sua empresa está indo! 

2. Aumente o nível de seu marketing

O bom marketing pode levar um negócio de comum a extraordinário! 

Um ótimo lugar para começar é com um design de marca poderoso. Com uma marca bem projetada, você pode contar a história de seu produto / serviço de maneira convincente. 

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Aprenda a usar as redes sociais para promover o pequeno negócio!

Canva é uma ferramenta simples, mas eficaz, que o ajudará em todas as suas necessidades de design de negócios! De logotipos de marcas a materiais publicitários que chamam a atenção, dá até para fazer landing pages com o Canva, que tem modelos predefinidos de diversas artes que são super fáceis de personalizar.

Além disso, para ajudar seus clientes a construir um relacionamento com sua marca e incentivar as vendas, é importante estabelecer uma forte presença nas mídias sociais. 

Você sabia que 52% da descoberta da marca acontece em feeds de mídia social? 

Faça pesquisas sobre onde seus clientes passam o tempo online. É Facebook, Instagram, YouTube, TikTok ou mesmo Clubhouse?

Estar presente em algumas dessas plataformas sociais de tráfego intenso ajudará a aprimorar a presença de sua marca, aumentar as vendas e aumentar a receita! 

3. Procure oportunidades de parceria ou colaboração

Ter uma parceria estratégica com outras pequenas empresas é comprovadamente uma das melhores formas de crescimento do negócio. Recentemente, houve um aumento nas colaborações e compras de consumidores de parcerias de pequenas empresas. 

Considere as empresas locais ao seu redor que têm os mesmos clientes-alvo e entre em contato para ver se eles têm a oportunidade de trabalhar juntos, por exemplo, duas lojas que uma é focada em sapatos masculinos e outra em sapatos femininos, juntando ambas, poderá fazer uma promoção entre as lojas. 

4. Concentre-se na construção de relacionamentos com o cliente ao longo da vida

Se aprendemos alguma coisa, é que construir um forte relacionamento com o cliente é a chave para o sucesso. Colocar seus clientes em primeiro lugar é a melhor maneira de crescer e prosperar! 

Se você tem um bom produto e um relacionamento forte com seus clientes, eles provavelmente serão seus clientes para o resto da vida. Isso mostra o quão grande é o impacto que os clientes fiéis podem ter.

5. Hospede eventos virtuais

A pandemia COVID19 tornou impossível encontrar grandes grupos de pessoas em público. Então, como você chega a uma ampla gama de clientes?

Eventos virtuais! 

Uma maneira fácil de hospedar eventos virtuais é usando o Facebook Live, Instagram Live ou até mesmo hospedar um webinar do Zoom. É gratuito para todos e você pode interagir com seu público ao vivo. 

O melhor é que sua empresa economiza em despesas como aluguel de instalações, equipamentos e logística. Seus clientes também evitam o incômodo de viagens e trânsito! 

Aqui estão algumas idéias de tópicos para o evento virtual da sua pequena empresa: 

  • Organize uma sessão de perguntas e respostas 
  • Ensine aos espectadores como fazer algo (preparar sua receita mais vendida, estilizar uma peça de moda etc.)
  • Anuncie um novo produto 
  • Receba um convidado especial (CEO, equipe, influenciadores)
  • Bastidores (preparação da cozinha para seu item de comida e bebida mais vendido ou embrulhar um pacote para entrega)

6. Pense fora da caixa

“Necessidade é a mãe da invenção” 

COVID-19 forçou todas as pequenas empresas a inovar e encontrar novas maneiras de manter as vendas. Encontrar respostas divertidas, seguras e criativas para impulsionar as vendas foi crucial para a sobrevivência de muitas empresas. 

Aqui estão algumas idéias criativas e promoções para sua pequena empresa em:

  • Ofertas especiais (por exemplo, jogos de almoço para trabalhar em casa, jogos de jantar em família)
  • Pacotes de cuidados
  • Kits de refeição faça você mesmo
  • Apresentar novos produtos de edição limitada
  • Personalize o atendimento ao cliente (por exemplo, ofereça opções de estilo de roupas por meio do chat de vídeo)

Lembre-se que criatividade e inovação em tempos de crise são fundamentais para o sucesso!

Embora possa não ser a tarefa mais divertida, manter o controle sobre o administrador da sua empresa ao longo do ano vai poupar muito estresse a longo prazo. 

Ao otimizar seu fluxo de trabalho diário, você poderá fazer as coisas com mais rapidez e usar seu tempo de maneira eficiente! Isso vai até economizar custos e melhorar a qualidade do seu negócio.