Confira dicas para manter o pequeno fora do tédio com ideias que também ajudam a estreitar o relacionamento familiar
O ano está chegando ao fim e sempre surge aquela dúvida: como não deixar as crianças entediadas em casa com a pausa da rotina escolar nessa época do ano?
Embora essa tarefa pareça um desafio para a nossa criatividade, existem inúmeras atividades infantis que tornam esse período bastante divertido para a vida dos pequenos e ainda são uma excelente oportunidade para estreitar o relacionamento familiar.
Por isso, selecionamos 8 dicas de atividades que podem te ajudar a ter ideias sobre o que fazer durante as férias da criançada.
1. Cinema em casa
Se a ideia é aproveitar ao máximo o espaço de casa, uma ideia é chamar amigos, primos e vizinhos para uma sessão de cinema em casa. Com a disponibilidade cada vez maior de filmes e séries nos serviços de streaming, vale conferir se não existe uma produção que os pequenos curtem muito e querem assistir de novo ou se estão a fim de uma rodada de filmes novos para conhecer. É só preparar a pipoca e os lanchinhos para uma tarde agradável para a garotada!
2. Gincanas
Para os pais mais animados, uma ideia legal para trazer diversão e gasto de energia é propor um dia de gincana com diferentes atividades lúdicas para as crianças — como pique-esconde, rouba-bandeira, entre outros. É possível compor o circuito de desafios com brinquedos, bolas, cordas e demais itens que despertam o interesse dos pequenos.
3. Receitas
Essa época do ano é um ótimo momento para incentivar o interesse das crianças por hábitos que fazem bem ao corpo, como a alimentação saudável. Aproveite alguns dias da semana para preparar refeições junto a elas, mostrando como é o preparo do arroz, do feijão, da salada, entre outros pratos do dia a dia.
4. Passeios
Os dias no fim do ano costumam ser bem bonitos e ensolarados. Ou seja: ótimos para bons passeios. Escolha um parque, um museu, uma praia… A ideia é escolher um lugar bem legal para visitar em família ou com amigos. Lá, vocês podem fazer uma refeição juntos (como um piquenique) e aproveitar um dia gostoso com as crianças.
5. Gratidão
Comece a exercitar a atitude de ser grato pelas coisas boas que aconteceram ao longo do ano (e também refletir sobre aquilo que não foi tão legal). Crie um pote ou uma caixinha em que vocês depositem suas reflexões em pequenos papéis sobre o ano que passou para que, no futuro, possam visitar essas memórias.
6. Artes manuais
Aproveite o tempo em casa com as crianças para que vocês criem algumas peças artesanais juntas. Seja com cerâmica, tinta, tecidos, o importante é incentivar a produção manual em conjunto. Vale lembrar que esse tipo de atividade é benéfica para estimular a coordenação motora, para a criatividade, para a concentração, entre outros atributos que aprimoram o seu desenvolvimento.
7. Fotografia
Outra atividade ligada às artes é a fotografia. Com mais tempo disponível, você pode criar um álbum ou um mural com várias fotos de momentos legais deste final de ano que aconteceram na vida da criança. Claro, a opinião e curadoria dela é superimportante nessa seleção de imagens. Por isso, a ideia é que esse projeto seja feito em conjunto.
8. Leitura
O hábito da leitura tem perdido um pouco de força, principalmente com a chegada das plataformas de vídeo. Por isso, vale a pena incentivar que a criança tenha alguns momentos do dia dedicados à leitura de um livro, gibi, revista ou outra produção de sua escolha. Vocês podem montar um clube do livro em casa para incentivar a discussão do que a obra fala e, assim, fazer com que o pequeno se interesse efetivamente a ler o que está escrito no livro.