Como é o trabalho de um corretor de imóveis digital

Corretor de Imóveis Digital: Descubra o que faz esse profissional e como ter sucesso nesse mais novo posto de trabalho do século XXI.

Tem sido um longo caminho desde o início da crise da pandemia para os agentes imobiliários, mas as notícias recentes têm sido promissoras, embora tenha havido alguns altos e baixos. 

Além disso, um novo tipo de comprador surgiu em cena. As melhorias na tecnologia, como o crescimento da internet móvel e melhores sites de apartamento para alugar em São Paulo, mudaram a maneira como as pessoas compram para sua próxima casa ou local de trabalho. 

É por isso que um corretor de imóveis digital que se concentram no mundo online (também chamado de corretor de imóveis digital) estão preparados para tirar o máximo proveito desse mercado em evolução.

O que é um corretor de imóveis digital?

Como agente imobiliário online, sua função é ajudar cada cliente no processo de venda de imóveis. 

Nessa função, você pode fornecer um tour virtual de uma propriedade residencial ou comercial, gerenciar a listagem pela Internet e, de outra forma, trabalhar em casa para atender às necessidades do cliente. 

Um corretor de imóveis digitais geralmente trabalha com clientes que não têm capacidade ou necessidade de visitar a propriedade pessoalmente antes de comprá-la. 

Por exemplo, muitas pessoas podem comprar um terreno baldio com nada mais do que um local no mapa e algumas fotos da área, e as famílias que estão se mudando para o outro lado do país podem precisar comprar uma casa sem visitar. 

Este título de trabalho refere-se exclusivamente a corretores imobiliários que trabalham apenas online, não a agentes que apenas têm presença online ou publicam anúncios na Internet.

Como é o trabalho de um corretor de imóveis digital?

Com mais pessoas a cada dia buscando primeiro a internet para alugar ou comprar um apartamento no Butantã, não é difícil ver como o marketing digital é o futuro.

A maneira mais fácil e importante que um corretor de imóveis digital encontra de se envolver em marketing na Internet hoje é postando artigos em sites de imobiliárias. 

Esses sites são úteis para os compradores porque permitem que eles restrinjam as propriedades que desejam visitar pessoalmente. 

Se os corretores de imóveis desejam que as pessoas vejam suas listagens pessoalmente, eles precisam ter certeza de que as pessoas podem encontrá-los online primeiro. 

Não há necessidade de se preocupar com o fato de a internet estar tornando os corretores imobiliários obsoletos. Mesmo que a maioria dos consumidores pesquise online, 90 por cento da propriedade ainda é comprada por meio de um agente. 

O marketing eficaz na Internet simplesmente torna os agentes mais eficazes para alcançar as pessoas. Também economiza tempo ao reduzir o número de compradores desinteressados, já que as pessoas têm uma melhor compreensão do apartamento para alugar antes de pedir para vê-lo pessoalmente.

No mercado de hoje, é normal que um agente distribua sua listagem em milhares de sites. Além disso, os corretores imobiliários também podem se beneficiar muito com um site pessoal.

Um site pessoal é uma boa forma de complementar as listagens em portais imobiliários com informações e recursos adicionais. Os sites pessoais podem ter recursos que os sites de imobiliárias não permitem ou que são mais caros. 

Por exemplo, existem ferramentas de passeio 3D interativas que usam imagens de uma forma que permite ao usuário fazer um passeio por todos os aspectos da propriedade a partir de seu computador. 

Por que vale a pena o esforço? Porque os tours virtuais mantêm os visitantes em sites de cinco a dez vezes mais tempo do que em sites sem esse passeio virtual 3D.

Há até um benefício para um corretor de imóveis digital que deseja engajar clientes nas redes sociais. Alguns deles têm usado o YouTube como uma forma de alcançar clientes e mostrar suas propriedades por meio de tours de vídeo.

A maioria dos agentes imobiliários digitais também começou a usar o Facebook, o Twitter e o Instagram como meio de alcançar clientes em potencial e conversar com eles.

As mudanças no mercado imobiliário levaram até mesmo alguns corretores de imóveis a questionar a eficácia de velhas táticas como open houses. 

Isso se deve principalmente ao fato de que os tours virtuais podem ter as mesmas funções de uma open house para compradores não comprometidos: ajudá-los a se interessar mais em comprar um apartamento.

À medida que o mercado imobiliário continua se recuperando, e um corretor de imóveis digital continua cada vez mais a adotar o marketing digital como uma forma de aumentar as vendas. 

Usar a Internet é uma forma econômica de alcançar a nova geração de clientes ricos em informações que a própria Internet criou. 

Seja por meio de serviços de listagem múltipla, sites pessoais ou até mesmo mídias sociais, os corretores imobiliários que utilizam o marketing na Internet serão melhores do que aqueles que continuam a usar as táticas antigas. 

O desenvolvimento de um site imobiliário que impressiona os clientes exige tempo e habilidade, portanto, os corretores imobiliários podem considerar a terceirização do trabalho. O investimento vale a pena.

Dicas para ter sucesso como um corretor de imóveis digital

É realmente incrível ver o quanto o mundo imobiliário se transformou na última década. Os modos de comunicação dobraram em si mesmos. 

Você não pega o telefone agora, mas responde a emails, publica fotos, retuita tweets, fixa itens, cria links e publica sobre isso em blogs. Como um corretor de imóveis administra tudo isso e – ah, sim – vende casas também? 

Conectar-se online pode ser uma experiência difícil, deixando um agente com a sensação de estar se afogando no oceano de interwebs. Aqui estão algumas dicas importantes e bastante úteis:

Compreenda seus objetivos de marketing

Reserve alguns minutos para pensar sobre o que você está tentando alcançar com sua presença online. Você está procurando aumentar os leads? Organizar seu negócio? Ou você deseja encontrar novas maneiras de se conectar à sua rede atual?

Quaisquer que sejam seus objetivos, deixe-os claros para você mesmo e estabeleça pequenos marcos, digamos 5 leads por semana, para que não pareça tão opressor!

Tenha foco e constância na rede social que escolher trabalhar

Facebook, Pinterest, Twitter… é fácil ser sugado para criar perfis em cada meio de mídia social. 

Por uma questão de tempo (e sanidade), é melhor você escolher uma ou duas saídas e ser realmente bom em acompanhá-las ao invés de tentar estar EM TODOS OS LUGARES. 

Que mídia social seus clientes tendem a usar? Descubra onde eles estão e concentre-se em construir conexões e uma forte presença lá.

Não tenha medo de tentar algo novo

Com tantas opções de soluções de tecnologia, é difícil saber por onde começar. Mas quem disse que você não pode puxar ir testando uma por uma e tentar diferentes opções até encontrar a certa?

Muitos aplicativos e plataformas oferecem testes gratuitos – permitindo que você dê uma olhada e veja o que gosta e o que não gosta – e se não estiver funcionando para você, siga em frente. 

Estar familiarizado com diferentes plataformas online permite que você acompanhe o que está disponível e mostra que você sabe para onde a indústria está se movendo.

Aumentar sua presença no mercado imobiliário online não precisa ser complicado ou intimidante. Lembre-se de especificar seus objetivos e escolher os pontos de venda que melhor atendam à sua base de clientes, complementando seu negócio atual.

O que achou do papel de um corretor de imóveis digital? Acompanhe-nos nas redes sociais para conferir mais artigos interessantes como esse!