A gestão de negócios é extremamente importante para o crescimento da sua empresa, porque é através dela que é possível observar a empresa como um todo e atingir metas e objetivos.
O que é gestão empresarial?
A gestão empresarial são todas as estratégias e ações administrativas de um negócio. Ela atua na organização como um todo. Tanto nas áreas de marketing, finanças, recursos humanos, consultoria em TI, logística, entre outros.
A gestão de negócios é a elaboração e o cumprimento de metas e objetivos da sua empresa de forma que gerem lucro e produtividade para ela.
Relação entre gestão de negócios e empreendedorismo
Enquanto o empreendedorismo é a idealização de um negócio e sua materialização, ou seja, tirar a ideia do papel, a gestão de negócios é a sua administração para que a empresa continue fluindo, dando lucro e crescendo.
Por exemplo, se você deseja abrir uma empresa que vende equipamento para rastreamento de veiculos, essa é a idealização do negócio. Você aluga uma sala comercial, compra os materiais necessários e está pronto para começar a vender.
Entretanto, existem uma série de estratégias e passos a serem seguidos para que a sua empresa continue no ramo.
Se ao observar o mercado você acredita que expandir os negócios para a venda de equipamentos de segurança eletrônica em geral o torna mais rentável, inserindo produtos como monitoramento de alarme 24 horas essa ideia pode fracassar se não olhar alguns fatores.
Por exemplo, existe um cálculo de gastos e potenciais de lucros por trás desse fundamento? Quais foram as pesquisas de marketing realizadas para essa decisão? Esses são alguns pontos a se considerar.
A expansão do seu negócio precisa de uma estratégia bem estruturada.
Fases de um negócio e aplicação de gestão empresarial
Existem fases a serem percorridas para a geração de lucro e domínio de espaço no mercado. Dentre elas estão:
- Existência;
- Sobrevivência;
- Sucesso;
- Maturidade.
Essas são as fases de crescimento de qualquer empresa, e dependendo do momento do seu negócio, certas gestões empresariais precisam ser efetivadas.
Existência
Nessa etapa o seu negócio está prestes a nascer. Antes mesmo da sua empresa aparecer ela já demanda alguns fatores de gestão, como a compreensão de quem é o seu cliente, através de pesquisa de mercado e público-alvo.
Após essas pesquisas, é o momento de surgimento da sua empresa. Essa é a fase empreendedora em que você faz a sua empresa ser criada. A fase da existência demanda muita pesquisa e baixo orçamento, uma vez que ainda não se possui lucro.
Por exemplo, se você pretende abrir o seu negócio de rastreamento de veiculos Londrina, é necessária uma pesquisa detalhada do mercado, se já existente de rastreamento no local, quem é o público e quais são os seus desejos e medos.
Dessa forma, é possível identificar e construir objetivos claros e, a partir deles, desenvolver metas mensuráveis.
Sobrevivência
Nessa fase a sua empresa já começa a engatinhar. Os negócios já estão fluindo e estão em ponto de equilíbrio (ponto em que a empresa não dá prejuízo nem lucro, apenas se sustenta).
Na fase da sobrevivência, você agora quer ver o lucro surgir. Entretanto, algumas ações devem ser feitas para que isso ocorra. É importante o investimento nessa fase em 3 fatores:
- Pessoas;
- Tempo;
- Finanças.
Quando se fala em uma empresa de sucesso, são necessárias pessoas altamente capazes e eficientes. Invista em um time forte, competente e responsável. Ofereça treinamento, orientação e motive a sua equipe para conquistarem o sucesso juntos.
Além disso, é necessário otimizar o processo da sua empresa, diminuindo o tempo necessário para as operações. Analise as formas de melhorar os processos e os agilizar.
Como dizem, “tempo é dinheiro”. Com uma otimização do processo se obtêm mais eficiência e menos gastos. Dessa forma, a sua empresa de rastreamento logo mostrará resultados.
Por fim, mas não menos importante, é necessário ter um controle financeiro para que os seus negócios fluam e gerem lucro.
Isso não significa apenas economizar, mas sim manter o fluxo em ordem e com o caixa positivo, além de cortar gastos desnecessários.
Sucesso
Nessa fase é necessário o foco no cliente e seus diferentes perfis. A criação de uma estratégia para os impactar e converter cada vez mais. Aproximar a relação entre cliente e empresa e fortalecer sua marca no mercado.
Maturidade
Nessa fase a sua empresa já se desenvolveu e basta manter a sua estabilidade. Lembrando sempre de ficar de olho no mercado e em possíveis oportunidades de crescimento, embora agora esse seja mais lento.
A gestão dos negócios tem grande impacto no desenvolvimento e permanência da sua empresa no mercado. Sua estruturação é o que a mantém em funcionalidade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.