Como utilizar o funil de vendas ao seu favor

Toda relação de um cliente com uma empresa pode ser organizada dentro de um funil de vendas. Esse recurso é fundamental para conduzir os leads de modo estratégico, até que ele chegue no momento de compra. 

Para as empresas que trabalham com Inbound Marketing, criando conteúdos específicos para os seus clientes, o uso do funil de vendas é essencial. Isso porque ele une um modelo estratégico de marketing e vendas.

Sendo assim, é um elemento importante para que as empresas possam organizar as suas ações e conquistar resultados melhores, por meio do uso de conteúdos que aproximam o cliente cada vez mais do momento de compra. 

Por isso, o funil de vendas é um recurso necessário para empresas que vendem desde cabo de força para notebook Samsung até para agências de marketing que buscam novos clientes, tornando o processo muito mais efetivo. 

O artigo a seguir tem como objetivo explicar o que é um funil de vendas, quais são as vantagens que ele pode trazer para um empreendimento, além de apresentar dicas que podem ajudar a aplicar esse recurso em um negócio. 

O que é funil de vendas?

O funil de vendas se trata de um modelo estratégico capaz de representar a jornada do cliente, abordando desde a etapa do primeiro contato dele com a marca até o momento da primeira compra. 

A sua constituição engloba etapas e gatilhos, que são usados para dar suporte a todo o processo da jornada de compra, independentemente do perfil de consumidor das empresas.

Para utilizar o funil de vendas, é fundamental que os setores de marketing e vendas estejam alinhados, pois juntos são capazes de fornecer uma estrutura real do processo de compra do cliente, passando sempre pelas etapas até a chegada no momento da compra. 

A estrutura de um funil de vendas é bastante simples, mas é fundamental para que todo o trabalho possa ser feito de modo estratégico e eficiente. As etapas dele que estão relacionadas ao momento de compra do cliente, são:

  • Visitantes;
  • Leads;
  • Oportunidades;
  • Vendas.

Para fazer um pequeno resumo sobre o funcionamento de um funil, basta imaginar que o topo do funil é a parte na qual os clientes estão na etapa do aprendizado e da descoberta.

Ou seja, é como se ao ver um anúncio de plotagem imagem, ele passe a perceber o quanto aquele serviço pode ajudá-lo em uma determinada necessidade, mesmo que ele ainda não soubesse da existência dessa solução. 

Depois, o meio do funil se trata do momento no qual o cliente percebe que tem um problema e busca a solução para ele. Já o fundo do funil é a etapa da decisão de compra, o momento final desse processo. 

As vantagens do funil de vendas

Um funil de vendas pode apresentar várias vantagens, seja para um chaveiro automotivo 24 horas ou para uma concessionária de veículos. Isso porque ele ajuda a empresa a ter uma maior previsibilidade dos seus resultados. 

Dessa forma, o aproveitamento de oportunidades é muito maior, já que a companhia está atenta aos seus clientes e ao momento no qual eles estão, podendo assim conduzi-los com maior assertividade. 

Vale mencionar que o funil de vendas ajuda a equipe da empresa a abordar o cliente de forma mais efetiva. Diante disso, o resultado é a maior produtividade e eficiência, bastando que você sabia ou tenha uma pessoa para criar suas landing pages ou páginas de vendas.

Funil de vendas: como utilizar a favor da empresa

Existem algumas dicas que podem ajudar empresas, como as que trabalham com locação de ônibus para excursão ou em qualquer outra área, a utilizar o funil de vendas a favor do seu negócio. Veja algumas a seguir. 

Oferecer conteúdos de qualidade

Disponibilizar materiais de qualidade, como e-books, vídeos e artigos em geral, é um modo eficaz de utilizar a etapa do topo do funil para educar os clientes sobre as soluções oferecidas pela empresa. 

É também uma ótima maneira de captar leads, já que a empresa pode disponibilizar esses conteúdos após a inscrição do potencial cliente na sua página de captura de leads. 

Fazer uma boa apresentação

No meio do funil, a empresa deve se diferenciar das suas concorrentes, criando uma apresentação atrativa e diferenciada do seu negócio e das soluções que ele oferece. 

Com isso, o potencial cliente já fica ciente do que irá encontrar na empresa, o que torna a sua escolha muito mais produtiva e muito mais assertiva. 

Outras ações, como criar planos de fidelidade para os clientes e treinar a equipe para realizar vendas de modo mais estratégico são ações essenciais para o sucesso do funil de vendas. 

Considerações finais

Toda companhia deseja que as suas ações sejam cada vez mais produtivas e direcionadas, o que envolve o uso de algumas ferramentas estratégicas para alcançar esse objetivo. 

O funil de vendas atende justamente a esse propósito, devendo ser considerado para garantir que os resultados obtidos sejam cada vez melhores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.