Mascotes tiktokers: conheça os influenciadores digitais virtuais de grandes marcas

Influenciadores virtuais se atualizam com as novas redes sociais e buscam uma relação mais próxima das gerações mais novas

Você já deve ter ouvido falar em mascotes das empresas. Mas, atualmente, esses mascotes vêm utilizando outros recursos computacionais para terem outros comportamentos e uma forma mais humana.

Diversas grandes empresas no Brasil, como a Magazine Luiza, Casas Bahia, Natura, entre outras, estão utilizando os influenciadores digitais a seu favor nas mídias.

No entanto, será que eles são capazes de se conectar com o público de forma carismática, como faziam os antigos mascotes? Continue a leitura e descubra!

O que são?

Eles são personagens fictícios desenvolvidos por computação gráfica, modelagem 3D e inteligência artificial. São criados para aproximar o público da marca e transmitir os valores da empresa de forma lúdica.

Atualmente, eles têm muito mais personalidade e apresentam comportamentos próximos dos humanos, como ter uma vida social, escolher as próprias roupas, ter opiniões sobre algumas pautas, entre outros.

Por funcionarem como porta-vozes da marca em diversas pautas de uma forma humanizada, eles levam à fidelização do público pela marca através de expressões e ações semelhantes a ele.

Baianinho (Casas Bahia)

O mascote já é antigo e de casa. Criado em 1960, ele sempre reforçou a marca através de um relacionamento mais próximo do público e foi o pioneiro no assunto. Recentemente, em 2020, ele foi remodelado para se atualizar e estar presente nos meios digitais.

Mas não pense que a sua remodelação foi apenas de imagem. A apresentação da nova versão, mais moderna e marcante, utiliza libras e linguagem falada, mostrando que veio atualizada com as novas demandas.

Atualmente, ele fala de temas como sustentabilidade e diversidade, se posicionando também como um ativista ambiental.

Lu (Magazine Luiza)

Criada em 2003 para ser a voz da loja Magazine Luiza, com certeza a Lu é um case de sucesso quanto ao assunto. Ela é a influenciadora virtual mais seguida do mundo.

Com o tempo, ela foi ganhando espaço, confiança e construiu um relacionamento humano da marca com as pessoas. Além disso, ela é ativista e luta por diversas causas.

Por fim, ela costuma aparecer com roupas diferentes e em muitas fotos com pessoas famosas, o que a consolidou como uma personagem reconhecida pelo público, popularizando a marca.

Sam (Samsung)

Depois de se tornar uma facilitadora das campanhas de treinamento da Samsung, a Sam ganhou personalidade própria e se tornou uma especialista digital.

Ela costuma participar de uma forma bastante carismática das campanhas de conscientização e engajamento de jovens — principalmente os da geração Z —, de uma forma antenada e conectada com as tendências digitais.

Ela também é utilizada como o rosto do chatbot de suporte ao usuário do site da Samsung, aproximando o atendimento ao consumidor de uma forma mais humana.

Ninja (Kabum!)

O personagem escolhido para fazer a comunicação da Kabum! com o seu público foi um ninja. Ele está associado, principalmente, ao tipo de entrega que eles oferecem — mais rápida que a usual.

Ele interage principalmente com a comunidade gamer e geek, relacionada às principais atualizações tecnológicas do momento. No TikTok, o personagem aparece fazendo unboxing, reviews e divulgando algumas ofertas da marca.

Seu principal objetivo é criar uma relação com a comunidade que utiliza eletroeletrônicos da marca, fazendo frente às comunicações das redes sociais da empresa.

Nat (Natura)

A Nat é uma influencer virtual criada pela Natura, marca de cosméticos naturais. Ela foi feita para ser bem próxima da aparência da mulher jovem brasileira.

Sua personagem usa as redes sociais para falar de temas diversos, que vão desde pautas de beleza natural, como aceitação e autocuidado, até questões sobre diversidade.

Além disso, ela se comunica valorizando as questões de sustentabilidade, pauta forte na empresa.

A Nat também esteve presente no festival da Natura, realizado no Metaverso. O festival foi transmitido ao vivo pelo TikTok e ela se apresentou conversando com artistas famosos.